O valor de uma assinatura

Março 21, 2017

O valor de uma assinatura

Porque insistimos neste conceito do design assinado, afinal? Não seria muito mais fácil pegar três estagiários, jogar numa salinha para desenhar móveis, dar um objetivo de custo máximo para eles e voar para a produção?

Sim, seria muito mais fácil. Muito mais fácil mesmo. Tanto é que tem várias empresas no nosso setor que vivem exatamente disto (e tem a cara de pau de falar, ainda assim, de design assinado em sua comunicação).

Mas então, porque os móveis Acierno são assinados por grandes arquitetos europeus e brasileiros? Veja só, vai parecer decepcionante, mas a explicação é de uma banalidade estrondosa: porque são móveis mais bonitos.

Ué? Não é porque uma assinatura é um nome famoso e isso gera vendas? Não. Tanto é que temos assinaturas mais famosas (a maioria) e assinaturas de designers emergentes também.

Alguns móveis assinados por grandes arquitetos, efetivamente, vendem bem. Mas outros vendem mal mesmo, e ficam no catálogo quase que por paixão e gosto pessoal. Por outro lado, existem móveis assinados por jovens designers menos conhecidos que vendem muito, muito bem.

Do meu ponto de vista de curador, é até um orgulho ter no catálogo histórico da empresa, lado a lado, duas cadeiras - uma assinada pelo prêmio Pritzker Alvaro Siza Vieira, outra por meu então estagiário Enrico Beer Boimond, trinta anos depois. 

Assim como é um tremendo de um orgulho ter mesas de jantar de design assinado por autores muito, muito diferentes na coleção que acabamos de lançar:

 

Tem como serem mais diferentes, os autores? Não. Eles nem sequer se conhecem pessoalmente ainda. Mas as mesas de jantar têm inspiração parecida: na autenticidade dos materiais, na essencialidade contemporânea das formas, no luxo interpretado como busca da perfeição, no estilo feito de escolhas nítidas.

Então, neste caso, qual assinatura "vale" mais? A que mais conversar com a sua sala de jantar (ou com o seu escritório, já que as mesas também ficam lindas como escrivaninhas).

Nosso trabalho é levar até você móveis extraordinários. Assinados, no sentido de que cada autor toma a responsabilidade de lhe dizer "olhe, isto é algo novo, diferente, que ninguém fez antes e que eu pensei com carinho, e espero que lhe proporcione, em seu lar, a mesma felicidade que me proporcionou em desenvolve-lo". Sustentáveis, porque é um valor da empresa. E de preço justo, porque o design de móveis tem o dever de buscar escala e acessibilidade industrial.

O valor que esta assinatura tem é o valor que você dará para ela.

--
Carlo