Pink Bananas 2016 na Acierno

Junho 10, 2016

Pink Bananas 2016 na Acierno

Depois de uma conversa de bar, o fotógrafo Léo Fagherazzi e o arquiteto e designer Pedro Bazani tiveram a ideia de criar um calendário com fotos de drag queens brasileiras. O projeto se materializou no ano passado e, para 2016, os amigos decidiram produzir algo ainda maior: uma exposição de fotografias, combinada com uma série de conversas sobre a arte drag e a militância do movimento LGBT. Fagherazzi encontrou inspiração nos trabalhos exagerados de Pierre et Gilles, Martin Parr e David LaChapelle para compor suas fotos.

A segunda edição do Pink Bananas acontecerá na Acierno, entre os dias 28 de junho e 02 de julho. Além do ensaio com seis obras concebidas por Léo, a mostra ainda contará com duas artes do artista Suriani, que serão estampadas em um móvel de design da Acierno personalizado, a venda em leilão. Parte do dinheiro arrecadado será doado a uma ONG.

A exposição começa no dia 28, em homenagem ao aniversário de Stonewall. A data marca o início de uma série de violentos conflitos entre a comunidade LGBT e a polícia novaiorquina. O ocorrido é uma das marcas da luta pelos direitos da comunidade.

“Depois do que aconteceu em Orlando, ficamos com mais vontade de fazer isso acontecer" comenta Fagherazzi. "Precisamos que as pessoas vejam isso. Não basta a gente comentar apenas entre nós. Com a arte a informação pode chegar de maneira mais fácil. E é mais legal pois estamos numa galeria de design, que não tem ligação direta com a comunidade".