O valor da amizade

fevereiro 14, 2017

Aparador Dormusa Servente em madeira, com pintura tropical

Como conciliar uma curadoria bem minimalista, que caracteriza o catálogo de móveis de design assinado da Acierno até desde a geração anterior à minha, com a exuberância tropical de um Marcelo Arabe?

O segredo está na amizade, e na tolerância. Há certo tempo, Marcelo frequenta a nossa loja, e gosta - apesar da evidente diferença de linguagem e estilo - de muito do que a gente faz. E eu, apesar da diferença de formação, aprendi a apreciar o jeito ousado dele.

Um dia resolvemos que era o momento de mostrar que briga de torcida não ajuda ninguém: e as torcidas entre maximalistas e minimalistas podem ser tão acirradas quanto Palmeiras e Corinthians... assim, resolvemos montar um projeto juntos. Na contramão do que se vê no país, em todos os âmbitos.

Dá trabalho? Oh, se dá. Todo dia, eu precisei esticar meus critérios e princípios para por algo a mais. Todo dia, ele precisou moderar os deles para por algo a menos. Por semanas. E o resultado? Antes de mais nada, um incrível aprendizado. E, de quebra, uns ambientes lindos, elegantes, contemporâneos, ao mesmo tempo exuberantes e lineares. Sim, é possível! Design, afinal, é equilíbrio, e o verdadeiro equilíbrio nasce de opostas tensões.

O fato de termos alguns valores de fundo em comum ajuda bastante. Tanto Marcelo quanto Acierno valorizam e prezam o autêntico e o bem feito. Os materiais de verdade, os acabamentos naturais, a inspiração na natureza, o gesto carinhoso e sofisticado de um artesão que ama o que faz. Pouco importa que seja o corte reto de um aparador, feito por nossos marceneiros especializados em Rondônia, ou o desenho tropicalista do Reginaldo Pereira em cima dele: o que nos une, é que seja um móvel excepcional, único, diferente e emocionante, como o aparador Dormusa Servente aqui na foto.

Assim, quem visitar a mostra observará que nossos móveis minimalistas combinam muito bem em um ambiente tropical, e contracenam com tucanos, araras, bromélias e cipós. Que formas limpas e retas são valorizadas por cores vibrantes, em laca fosca. Que a madeira - matéria prima tão brasileira e tão elegante! - une e harmoniza ambientes. E que o bom gosto não tem torcida, e na verdade não tem regra.

-- 
Carlo





Sign up today!